Sem categoria

Avanços Tecnológicos na Indústria de Limpeza Profissional

O mundo globalizado atual desenvolve novos produtos e tecnologias todos os dias, em todos os setores possíveis: sempre há uma pesquisa, ou uma inovação pronta para ser lançada no mercado, e na limpeza profissional não seria diferente.

Peguemos a limpeza hospitalar como exemplo. Devido a Pandemia, o setor foi altamente bombardeado por novas pesquisas, cada vez mais rápidas e mais adeptas ao uso de tecnologias para auxiliar os funcionários que estavam na linha de frente no combate a Covid-19.

Um exemplo é o Robô Jaci. O equipamento usa luz ultravioleta e névoa ozonizada para prevenir e reduzir a propagação de agentes infecciosos como bactérias, fungos e vírus em ambientes hospitalares. As primeiras unidades eram operadas por controle remoto, o que já representava um avanço. Isso evitava a contaminação dos funcionários, já que os robôs eram controlados a distância.

Ele é fruto da pandemia: em 2020, quando a Covid-19 se alastrava pelo mundo, a empresa Instor Projetos e Robótica, especializada em robótica móvel e inteligência artificial aplicada a áreas como segurança do trabalho e exploração de petróleo e gás, se inscreveu em uma chamada pública lançada pela Finep, que buscava “Soluções Inovadoras para o combate ao Covid-19”.

Imagem de trabalho do robô Jaci, utilizado para desinfecção hospitalar.

Ele chega a medir 1,80 metro de altura e funciona por bateria. O dispositivo faz uma varredura no local em que foi instalado, e com ajuda da luz ultravioleta previne e reduz os agentes infecciosos. Num segundo momento, a névoa ozonizada é utilizada para desinfetar regiões que a luz não alcançou ou ficou menos tempo que o desejado.

Outras inovações em máquinas, como o sistema AWS da Makita, estão disponíveis no mercado para investimento. O sistema de Acionamento Automático da Aspiração via Bluetooth (AWS) usa a tecnologia para a comunicação sem fios de energia entre a ferramenta e o aspirador de pó. Uma vez conectado, o aspirador de pó liga e desliga automaticamente quando a ferramenta a bateria é ligada ou desligada. Entre os benefícios, destacam-se a eliminação de fios e cabos, o aumento de produtividade e conveniência, a redução do ruído e a não geração de pó.

Também temos a sustentabilidade, em alta em todos os setores do mercado no momento, com a sigla ESG. Inicialmente é uma sigla, em inglês, que significa environmental, social and governance, e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi cunhado em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial, chamada Who Cares Wins. Os critérios ESG estão totalmente relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a ONU e várias entidades internacionais.

Atualmente, os principais exemplos que temos são os produtos a bateria Makita, com emissão 0 de CO². Também temos os produtos químicos com ingredientes sustentáveis, como exemplo o desengraxante Renko, que utiliza base de limoneto, evitando a poluição do meio ambiente e claro, é mais seguro para a saúde do usuário/funcionário.

E por último, mas não menos importante, temos a retufagem. Um processo feito em escovas de plástico, que reutiliza a base, trocando somente as cerdas. Somente devemos ficar atentos ao processo utilizado nesta reforma, e a qualidade das cerdas. Por isso, se precisar de retufagem, nos chame: somos especialistas há 20 anos no mercado de limpeza profissional, e nossa retufagem é padrão de fábrica, com cerdas novas e máquinas importadas, feitas para este processo.

Mas, o que tudo isso afeta em sua empresa? Simples: o modo de trabalhar, as rotinas da organização e toda a estrutura de cargos. As máquinas não são mais apenas máquinas, são auxiliares funcionais do homem. A inteligência artificial faz trabalhos que antes demoravam dias, em apenas horas ou até mesmo minutos. Isso afeta como o seu funcionário vai trabalhar, pois toma dele algumas atividades; as rotinas administrativas de sua empresa, pois com a tecnologia trabalhando em prol a produtividade, há mais tempo para resolver questões que antes eram deixadas de lado, ou até mesmo pensar em uma expansão; e também toda estrutura de cargos, já que agora existem outros auxiliares e cada funcionário deve gerenciar o seu.

Investir nos avanços tecnológicos de sua empresa é investir no crescimento de sua empresa. Lembre-se que seu concorrente pode pensar diferente de você, e acabar se destacando, caso seus processos se tornem arcaicos para o mercado, que exige flexibilidade constante à inovação.

Se gostou deste tipo de conteúdo, não deixe de se inscrever em nossa Newsletter:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Name
Você é

Obrigada por ler e até a próxima sexta-feira!

SANTOS, Sarah. Redação e Marketing, “Quer se desenvolver no ramo de limpeza profissional? Confira estas dicas!”, 23 de fevereiro de 2024. Escovas Santa Clara Indústria e Comércio Ltda.

Pop Up Image

Confira as promoções deste mês <3

Se inscreva para receber as melhores promoções do mundo da limpeza profissional!!!X

Verified by MonsterInsights